Primeira vez, mais uma vez

Ontem me ocorreu algo interessante relacionado ao sentimento de insegurança.

Transmimento de pensassão

Recentemente tomei a iniciativa de transmitir o pouco conhecimento que tenho sobre scripting em JS no trabalho.

O objetivo desse espaço aberto a todos é o de passar um pouco do que sabemos para quem sabe menos do que nós de maneira a facilitar a vida dos colegas do time e melhorar a qualidade das entregas gerais. Pois bem.

Umas horas antes da reunião, um "colega" do time soltou um comentário debochando que uma pessoa desqualificada, na opinião dele, foi escalada para compor um projeto e isso, além de absurdo, era uma afronta. Detalhe: essa pessoa era de nível júnior.

Ou seja, esse colega ""sênior"" desqualificou alguém de nível junior no grupo de trabalho, por puro veneno.

Treta

Eu rebati o comentário alegando ser delicado cravar a qualidade de algo sem considerar o contexto, pois eu mesmo entrei sem experiência e com pouco tempo no cargo já estava entregando valor e fazendo a diferença no time e no cliente em que estou alocado.

Há algo importante a ser dito. Eu sou júnior como desenvolvedor, mas tenho muitas outras experiências. De novo, contexto é tudo.

Frio na barriga

Eis que chegou o momento da reunião de aprendizagem e eu senti uma forte sensação insegurança.

  • Senti que precisava ser excessivamente detalhista

  • Senti que precisava ser um pouco mais profissional e menos descontraído

  • Senti uma paranoia rara

O encontro foi bom; gostaram. E mesmo eu sendo uma pessoa calma, que se cobra pouco e se leva pouco a sério, eu me senti ameaçado pelos julgamentos potenciais que minhas ações podem sofrer, de maneira aberta ou velada.

Adendo, o peso foi grande justamente porque dessa segunda vez o tema que eu estava apresentando era mais complexo e mais difícil. A primeira foi basicamente inaugural.

Moral da história

Pra mim, enquanto lição, fica a reflexão de que somos esponjas emocionais do mundo a nossa volta e, por melhor que estejamos, não há rota de fuga: somos afetados pelo juízo dos outros.

Um brinde

Declaro meu apoio a todos que se expõe em prol do bem alheio e por conta disso levam hate. Vocês estão de parabéns e é muito difícil executar essa função.